Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Oficina de sensibilização é realizada em alusão ao Dia do Idoso
Início do conteúdo da página

Oficina de sensibilização é realizada em alusão ao Dia do Idoso

  • Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 10h07
  • Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 18h59

Florianópolis (SC) – Em alusão ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, data que marca o dia em que a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) realizou, com os soldados do Hospital de Guarnição de Florianópolis (HGuFl), oficina de sensibilização quanto as dificuldades enfrentadas pela pessoa idosa.

Para a realização da oficina, os soldados foram separados em dupla, todos eles com algodão nos ouvidos, papel filme cobrindo os olhos e caneleiras com pesos – simulando a diminuição da audição, da acuidade visual e da amplitude dos movimentos das pernas e da flexão dos joelhos. Alguns dos soldados tiveram braços e joelhos contidos com ataduras, simulando o paciente com sequelas de lesões neurológicas.

No início da atividade, a Tenente-Coronel Farmacêutica Silvana Minozzo Junges, presidente do NSP, falou sobre os cuidados com os usuários do HGuFl, principalmente, com os idosos e portadores de necessidades especiais. Posteriormente, os soldados deslocaram-se do pátio central até a Seção de Fisioterapia, com auxílio de cadeiras de rodas, andadores e muletas, experimentando a dificuldade encontrada pelos idosos.

Dentro da Seção de Fisioterapia, a 1º Tenente Natália Fonseca Ribeiro, Chefe da Fisioterapia, e a 2º Tenente Juliana Montijo Pinto Rosa Thoming, fisioterapeuta do HGuFl, realizaram uma breve explanação do que é o envelhecimento e as dificuldades encontradas nessa fase da vida.

Para os participantes, foi uma experiência única. “Deu medo de cair da cadeira de rodas, principalmente, nas rampas muito inclinadas, e sentimos a dificuldade de locomoção e fazer coisas simples, como se abaixar para juntar algo do chão”, pontuaram os soldados quando questionados sobre a experiência obtida na oficina.

A atividade atende a 6ª meta internacional de Segurança do Paciente – PREVENÇÃO DE QUEDAS e foi uma oportunidade para que os soldados do HguFl sensibilizem-se na hora de prestar auxílio aos nossos queridos idosos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
arp: in 7 entries no match found. xx