Novo Posto de Triagem é instalado no HGuFl
Florianópolis (SC) - Desde o início da semana, o Hospital de Guarnição de Florianópolis (HGuFl) deu início a mais um Posto de Triagem com o intuito de melhorar o fluxo de atendimento e separar as demandas eletivas das de urgência e emergência.
O Posto de Triagem I (Barraca 1), localizado ao lado da guarda, é destinado aos usuários que necessitam de atendimento previamente agendados, como por exemplo: consultas ambulatoriais, laboratório de Análises Clínicas, consultas odontológica, emissão de guias FuSEx que já possuam solicitação médica militar e outras demandas administrativas. Composto por um militar em reforça à guarda, o Posto de Triagem I têm o objetivo de identificar o paciente de acordo com o seu destino, conferir se o mesmo possuí horário agendado para atendimento, além da aferição da temperatura para identificação de possível quadro de febre.
O Posto de Triagem II (barracas 2), localizado no pátio superior, frente ao pavilhão central, é composto por Médico, Técnico em Enfermagem e dois Soldados que tem como função o controle do estacionamento e o direcionamento dos usuários para os respectivos locais de atendimento. O Posto de Triagem II tem como objetivo a identificação de casos suspeitos de COVID-19. Neste local, o médico define, através de avaliação médica, se o paciente será atendido no Pronto Atendimento Médico (PAM) ou no Consultório de Isolamento para COVID-19. É responsável ainda pela emissão de receitas controladas e acolhimento dos exames a serem encaminhados ao FuSEx para a emissão de guias.
Em anexo ao Posto de Triagem II (barraca 3), há uma área destinada para “sala de espera” dos usuários que serão atendidos no Consultório de Isolamento COVID-19, evitando que o paciente aguarde no corredor, na parte externa do consultório de isolamento ou fique circulando fora da área de atendimento.