Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inovação tecnológica: HGuFl inicia procedimentos de endoscopia e colonoscopia.
Início do conteúdo da página

Inovação tecnológica: HGuFl inicia procedimentos de endoscopia e colonoscopia.

  • Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 18h35
  • Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 18h35
imagem sem descrição.

Florianópolis (SC) – O Hospital de Guarnição de Florianópolis (HGuFl) inaugurou na quinta-feira, dia 13 de fevereiro, o serviço de endoscopia e colonoscopia para atender os beneficiários do Fundo de Saúde do Exército (FuSEx).

Investindo em tecnologia médica, os equipamentos de processamento de vídeo digital fluente de luz de alta definição e o endoscópio EG – 530 wr Fujinon dão ao médico imagens em tempo real e com melhor qualidade para análise e diagnóstico.

“O uso da cromoscopia, que é a técnica utilizada para realçar detalhes que passariam despercebidos à observação por endoscópios tradicionais, dá a nós médicos uma maior segurança para realização do procedimento e nos permite também utilizar o recurso de aumentar a região examinada em até 100 vezes, o que nos permite a observação pormenorizada da mucosa através da magnificação da imagem”, explica a 1º Tenente Médica Agajanian Lumi Tano.

Com a implantação dos serviços de endoscopia e colonoscopia, serão realizados em média quinze exames por semana, com isso, o HGuFl terá uma significativa redução nos encaminhamentos para Organizações Civis de Saúde (OCS), que hoje tem a média de 41 exames de endoscopia e 30 de colonoscopia por mês.

Saiba mais:

A endoscopia digestiva é o exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). A duração do procedimento varia de 5 a 20 minutos, dependendo da complexidade do procedimento.

A colonoscopia é um exame que permite ao médico analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do intestino delgado, em uma área que corresponde ao reto, ao cólon e ao íleo terminal.

O equipamento utilizado no Hospital de Guarnição de Florianópolis (HGuFl) possui direção de exibição frontal, faixa de observação de 3 à 10 mm, com campo de visão de 140º e com capacidade de curvatura de 210º para cima, 90º para baixo, 100º para direita e 100º para a esquerda.

Além de capturar imagens, os exames podem ser utilizados para realização de biópsia, que consiste na retirada de uma amostra do tecido ou célula para posterior estudo laboratorial.

Ambos os exames são realizados com sedativo intravenoso fazendo com que o paciente não sinta dor e não lembre do procedimento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
arp: in 7 entries no match found. xx